Jean-Marc Berthoud

Jean-Marc Berthoud, né en 1939 en Afrique du Sud, vit à Lausanne (Suisse). Auteur de nombreux articles et de plusieurs livres il est historien et défenseur de la foi chrétienne. Il a étudié l’histoire à Johannesburg, à la Sorbonne et à l’Université de Londres et fut libraire et directeur de collection à L’Âge d’Homme.

Misticismo: Uma abordagem bíblico-histórica

Misticismo: Uma abordagem bíblico-histórica

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Nossa época é marcada por aquilo que veio a ser chamado “deriva emocional”, a primazia dada ao sentimento sobre a razão e às paixões em relação à inteligência. Nossa civilização colocou a emoção em primeiro lugar. A consequência direta disso é a impossibilidade de qualquer discussão genuína, já que o debate civilizado exige certa reserva, uma suspensão temporária do juízo, com o intuito de permitir que as partes se entendam. Nosso tempo, em vez de ser a era do “diálogo”, da “abertura” e do “pluralismo”, não é senão a era do slogan, do espírito obstinado ao ponto da intolerância, do pensamento uniforme. Pode-se colocar assim a questão (se é que vale propô-la): “Como chegamos a um tal impasse social e cultural?”.
É, pois, a essa questão que a presente obra se endereça indiretamente. O cristianismo antigo privilegiava a verdade doutrinal, a discussão intelectual pormenorizada, a controvérsia, a refutação sistemática dos erros. Por conta disso, foi um poderoso instrumento educativo, um fator crucial para o desenvolvimento de uma alta civilização na qual a conversação, a discussão e o ensino desempenhavam um papel social eminente.

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Calvino, Genebra E A Propagação Da Reforma Na França Do Século

Calvino, Genebra E A Propagação Da Reforma Na França Do Século

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Sua doutrina detestável da eleição divina torna inútil qualquer ação missionária ou evangelizadora. Se algumas pessoas estão predestinadas à salvação, então, por simples cálculo aritmético, as outras estão predestinadas à perdição e, como consequência, não é possível fazer nada a respeito disso. Nada poderia ser mais falso do que essas proposições sobre calvino e sobre o papel da doutrina reformada na evangelização. Mesmo sendo verdade a forte insistência do reformador de genebra na predestinação, muitas vezes se costuma esquecer que ele trouxe de volta à luz a responsabilidade do homem perante deus — doutrina que não favorece a letargia nem o fatalismo.

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João Amós Comênio e as origens da ideologia pedagógica

João Amós Comênio e as origens da ideologia pedagógica

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No Brasil atual, num momento em que o reconstrucionismo tem sido semeado por iniciativas várias, em especial mediante a publicação de grandes nomes e representantes do movimento, muitos cristãos que anseiam por uma repristinação da teologia sadia dos Reformadores proclamam a supremacia das Escrituras sobre todas as demais esferas da realidade — ainda que por vezes inconscientes da seriedade das implicações. De fato, o anúncio de todo o conselho de Deus e a aplicação de sua Palavra-lei a todas as áreas de nossa vida é o princípio de todo pensamento voltado para a glória de Deus e também a força vital que promove uma cultura verdadeiramente cristã.

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O Combate Central da Reforma

O Combate Central da Reforma

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Ao descobrir a verdadeira natureza da justiça de Cristo, obtida a nosso favor por meio de sua encarnação e, mais ainda, por sua obediência humana perfeita de toda a lei de Deus, e depois pela imputação da justiça ativa e passiva perfeita de Cristo ao crente perdido, Lutero foi liberto somente pela justiça de Jesus Cristo. Esta justiça, de alcance impossível por nossas próprias forças, é fruto somente da graça divina (sola gratia), comunicada àquele que crê (sola fide) pela ação soberana do Espírito Santo. Este combate se encontra no cerne da luta travada por Lutero com vitória contra o sistema herético romano — o nominalismo da escolástica tardia.

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Pierre Viret. O Gigante Esquecido da Reforma

Pierre Viret. O Gigante Esquecido da Reforma

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Uma das coisas mais emocionantes do tempo em que vivemos é a capacidade de empreender a “arqueologia teológica” — a recuperação das obras de homens prolíficos em sua geração, mas que não são lembrados por nós como deveriam. Dentre eles, na linha de frente deveria se encontrar Pierre Viret. — Douglas Wilson, Christ Church Este reformador injustamente negligenciado é celebrado de forma maravilhosa por Jean-Marc Berthoud, que dedicou grande parte de sua vida a estudá-lo. Sem Viret, Calvino não teria sido o que foi. Mesmo sem ser “teonomista”, a atenção dada por Viret à lei de Deus é muito necessária em nossos dias. Endosso o livro de coração. — William Edgar, Westminster Theological Seminary.

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